O Estado de São Paulo apresentou uma redução significativa nos índices de criminalidade no primeiro quadrimestre de 2026, com destaque para o roubo de cargas, que caiu 33,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. As forças de segurança registraram 867 ocorrências de roubo a caminhoneiros entre janeiro e abril, um número que marca o menor patamar da série histórica. No primeiro quadrimestre de 2025, foram contabilizados 1.305 casos, evidenciando uma tendência de queda neste tipo de crime.
Os roubos de veículos também apresentaram uma diminuição expressiva, atingindo o menor índice desde o início da contagem em 2001. Durante os primeiros quatro meses de 2026, 5.883 carros foram roubados, o que representa uma queda de 34,7% em comparação aos 9.005 casos registrados em 2025. Além disso, os assaltos urbanos mostraram uma redução de 18%, passando de 59,2 mil ocorrências para 48,5 mil.
Os latrocínios, que são roubos seguidos de morte, também tiveram uma queda significativa de 39,2%. O número de vítimas fatais durante assaltos caiu de 51 em 2025 para 31 no primeiro quadrimestre deste ano, estabelecendo um novo recorde de baixa na série histórica. O secretário da Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves, atribui essa melhora aos investimentos em tecnologia e ao combate às facções criminosas.
Além disso, os homicídios dolosos apresentaram uma redução de 3,7%, somando 807 ocorrências no período analisado, em comparação com 838 mortes no mesmo intervalo do ano anterior. Apenas em abril, foram registradas 202 mortes em decorrência de ações criminosas nos municípios paulistas.
A queda nos índices de criminalidade até abril está associada ao intenso trabalho das polícias Civil e Militar no combate ao mercado de receptação de mercadorias e veículos clonados. Os furtos comuns caíram 5,8%, totalizando 176,6 mil registros. No que diz respeito aos furtos de automóveis, houve uma redução de 11,1%, com as ocorrências diminuindo de 29,8 mil para 26,5 mil. O desvio de carregamentos nas estradas também apresentou queda, passando de 171 para 157 casos.
A comandante-geral da Polícia Militar, coronel Glauce Cavalli, destacou a importância do mapeamento das ocorrências, que possibilita um melhor direcionamento das viaturas para as áreas com maior incidência de crimes. O delegado-geral da Polícia Civil, Artur Dian, enfatizou que as operações focadas no combate às organizações criminosas e a apreensão de armas ilegais têm contribuído para a identificação de suspeitos, além de ajudar a evitar a reincidência de assaltantes violentos.



