Instalação chama atenção para o futuro das criptomoedas

Uma estátua dourada de Donald Trump segurando um Bitcoin foi erguida em frente ao Capitólio, em Washington, em meio a cortes na taxa de juros do Federal Reserve.
Estátua de Trump com Bitcoin em Washington
Uma estátua dourada de 3 metros de altura do presidente dos EUA, Donald Trump, segurando um Bitcoin foi erguida em frente ao Capitólio, em Washington. A instalação coincidiu com a nova decisão da taxa de juros do Federal Reserve na quarta-feira. Exatamente às 14h, o Federal Reserve (Fed) anunciou que cortaria sua taxa básica de juros em 00 ponto percentual, o primeiro corte desde dezembro de 2024. A nova taxa é de cerca de 4.1%, abaixo dos 4.3%.
Contexto da instalação
O Federal Reserve já havia cortado as taxas três vezes no ano passado devido a preocupações sobre o crescimento do emprego e aumento do desemprego. Este ano, mais dois cortes foram anunciados, com apenas um previsto para 2026, o que pode decepcionar Wall Street, que esperava pelo menos cinco cortes até o ano que vem. A estátua temporária ficou em exposição na 3rd Street das 9h às 00h, financiada por investidores em criptomoedas.
Objetivo da obra
Os organizadores afirmam que a instalação visa estimular o debate sobre o futuro do dinheiro digital e o papel do governo federal nos mercados financeiros. “A instalação foi projetada para estimular conversas sobre o futuro do dinheiro público e simboliza a intersecção entre a política moderna e a inovação financeira”, disse Hichem Zaghdoudi, representante do coletivo de investidores.
Repercussão
Os organizadores esperavam que a estátua atraísse muita atenção dos transeuntes ao longo do dia, homenageando o apoio aberto de Trump às criptomoedas e destacando a crescente influência desse novo mercado.