A partir desta quarta-feira, 13 de setembro de 2023, estudantes que possuem dívidas no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terão a oportunidade de renegociar seus débitos por meio do programa Desenrola Fies. Esta iniciativa oferece descontos que podem chegar a 99% para a quitação das pendências financeiras. As diretrizes para a renegociação foram estabelecidas na Resolução CG-Fies nº 66, publicada no Diário Oficial da União na terça-feira, 12.
Para se qualificar, o estudante deve ter firmado contrato até 2017 e estar em fase de amortização, ou seja, em fase de pagamento, no dia 4 de maio de 2026. O prazo para realizar a negociação se estende até 31 de dezembro de 2026.
O ministro da Educação, Leonardo Barchini, destacou que os estudantes que desejam participar do Desenrola Fies poderão renegociar suas dívidas diretamente nas plataformas digitais da Caixa Econômica e do Banco do Brasil. Ele também ressaltou que aqueles que mantêm os pagamentos em dia poderão aproveitar condições especiais, recebendo um desconto de 12% para quitar suas pendências.
O Desenrola Fies integra o programa federal Novo Desenrola Brasil, que foi lançado em 4 de maio de 2023. Este programa visa promover a reestruturação financeira de milhões de brasileiros e facilitar o acesso ao crédito em condições mais favoráveis.
Entretanto, é importante ressaltar que, ao contrário de outras iniciativas do Desenrola Brasil, essa medida não permite o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a redução das dívidas.
Os interessados em participar devem estar atentos aos canais digitais dos bancos mencionados para realizar a renegociação de forma prática e eficaz.



