EUA criticam ministro do STF por crise diplomática

Embaixada americana aponta descontrole de Moraes

EUA criticam ministro do STF por crise diplomática
Foto: Paul Marshall/Unsplash

A Embaixada dos EUA no Brasil chamou o ministro Alexandre de Moraes de "descontrolado" e o acusou de prejudicar as relações entre os países.

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou um novo texto, endereçado ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, no qual o chamou de “descontrolado” em 17/09/2025 às 14:15. A publicação ainda afirma que o ministro está atrapalhando a relação entre Brasil e EUA.
“Os Estados Unidos continuam a esperar que o Brasil contenha o descontrolado ministro do STF Moraes, antes que ele destrua completamente a relação que nossos grandes países desfrutam há mais de dois séculos”, destacou.

Tensão nas relações Brasil-EUA

De acordo com a embaixada, “em vez de buscar uma solução para resolver a crise, o Brasil está permitindo que esse violador de direitos humanos, já sancionado, dobre a aposta em seu abuso do processo judicial para perseguir uma agenda descaradamente política. Os Estados Unidos não permitirão que Moraes estenda seu regime de censura ao nosso território”.
A declaração é feita em um momento de tensão crescente entre Brasil e Estados Unidos, após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos, o que levou o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, a anunciar novas sanções ao Brasil.

Reações oficiais

Na última semana, a embaixada também publicou uma nota de Landau dizendo: “Os Estados Unidos condenam o uso da lei como arma política. Como advogado, diplomata e amigo do Brasil, me dói ver o ministro Moraes desmantelar o Estado de Direito no país e arrastar as relações entre nossas grandes nações para o ponto mais sombrio em dois séculos”.
Esse contexto de descontentamento revela as dificuldades nas relações diplomáticas, onde o cenário se agrava e as consequências podem impactar diversas áreas de cooperação entre os dois países, refletindo a importância de um diálogo saudável e construtivo.

Notícia feita com informações do portal: www.metropoles.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *