O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, declarou nesta segunda-feira (31) que o país manterá a pressão econômica sobre o Irã, ressaltando que Teerã já está levando a sério as sanções impostas. As declarações foram feitas durante uma entrevista à CNBC, enquanto participava da reunião de ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais do G20, realizada em Asheville, na Carolina do Norte.
Bessent afirmou que "vamos continuar exercendo pressão sobre o Irã" e observou que o país "está reagindo com violência porque está perdendo economicamente para nós". Ele enfatizou que, embora "a Economia do Irã não precise entrar em colapso, o regime iraniano precisa cair".
Em suas declarações, Bessent também comentou sobre a seriedade com que o Irã está tratando as sanções, assegurando que os EUA "superarão" o conflito com o país. Essas observações ocorreram em um contexto de intensificação das hostilidades entre os EUA e o Irã, especialmente após uma nova campanha de Washington para aumentar o isolamento financeiro da República Islâmica.
Além de discutir a situação no Irã, Bessent abordou a questão fiscal dos Estados Unidos, afirmando que "a única forma de sair da dívida é crescer". Essa afirmação reflete a defesa do governo de Donald Trump sobre a importância de uma expansão econômica robusta para reduzir a carga da dívida americana.
As tensões entre os dois países se intensificaram recentemente, com relatos de ataques mútuos no fim de semana. O cenário conturbado exige atenção internacional, uma vez que o Irã, em resposta a ações militares americanas, afirmou ter lançado mísseis contra bases dos EUA na Jordânia, como retaliação a um ataque em Ormuz, conforme noticiado anteriormente.



