Explosão de meteoro verde ilumina céu de Minas Gerais

Evento ocorreu na madrugada do dia 4 de novembro

Explosão de meteoro verde ilumina céu de Minas Gerais
Terminologia dos meteoros. Crédito: Observatório IDS Meteor

Um meteoro verde iluminou o céu de Patos de Minas na madrugada de 4 de novembro, surpreendendo moradores e observadores.

Na madrugada de 4 de novembro, por volta de 0h15, um meteoro verde explodiu sobre Patos de Minas, em Minas Gerais. O fenômeno foi registrado por observadores do Observatório IDS Meteor, que capturaram imagens do brilho intenso do bólido. Moradores de Rio Paranaíba também relataram ter visto o clarão no céu, que foi tão intenso que não pôde ser ofuscado nem pela Lua quase cheia.

Fenômenos relacionados

Os eventos observados em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul podem estar associados à chuva de meteoros Táuridas do Sul, que está em seu pico de atividade. Esta chuva é composta por partículas deixadas pelo cometa 2P/Encke e, apesar de ter uma baixa taxa de meteoros por hora, seus fragmentos são maiores e frequentemente geram bolas de fogo brilhantes. A Organização Internacional de Meteoros prevê um aumento significativo na atividade das Táuridas durante este mês, com o auge ocorrendo exatamente no dia 3 de novembro.

Composição e segurança

Quando os meteoroides entram na atmosfera da Terra em alta velocidade, eles se desintegram, produzindo um brilho intenso, conhecido como meteoro. Segundo Marcelo Zurita, da Associação Paraibana de Astronomia, esses fenômenos são apenas luminosos e não representam risco, pois a maioria dos meteoroides se desintegra antes de atingir o solo. Raramente, pequenos fragmentos, chamados meteoritos, podem chegar à superfície, mas são inofensivos.

Conclusão

Eventos como o meteoro verde em Minas Gerais despertam a curiosidade e a admiração dos observadores do céu. A expectativa é que a atividade da chuva de meteoros continue a proporcionar mais visões impressionantes nos dias seguintes, atraindo a atenção de astrônomos amadores e profissionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *