Fed reduz taxa de juros em 0,25 ponto percentual

Decisão ocorre em meio a pressões do governo

Fed reduz taxa de juros em 0,25 ponto percentual
Foto: REUTERS/Jonathan Ernst

O Federal Reserve cortou a taxa de juros em 0,25 ponto percentual nesta quarta-feira, com apoio da maioria dos indicados de Trump.

O Federal Reserve cortou a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual nesta quarta-feira e indicou que reduzirá constantemente os custos dos empréstimos até o final deste ano, conforme formuladores de política monetária responderam às preocupações com a fraqueza do mercado de trabalho, em um movimento que obteve o apoio da maioria dos indicados do presidente norte-americano, Donald Trump, para o banco central.
Apenas o novo diretor Stephen Miran, que entrou para o Fed na terça-feira, divergiu a favor de um corte de 0,50 ponto percentual.

Números e indicadores do caso

O corte, o primeiro do Comitê Federal de Mercado Aberto desde dezembro, move a taxa básica para a faixa de 4,00% a 4,25%. As novas projeções econômicas mostram que os formuladores de política monetária na mediana ainda veem a inflação terminando este ano em 3%, bem acima da meta de 2% do banco central norte-americano. A estimativa para o desemprego também ficou inalterada em 4,5% e o crescimento econômico ligeiramente maior, em 1,6%.

Perspectivas e reações

O chair do Fed, Jerome Powell, dará uma coletiva de imprensa às 15:30 (horário de Brasília) para explicar o último comunicado e as perspectivas econômicas. Autoridades do Fed têm se acostumado gradualmente com a ideia de que as tarifas de Trump teriam apenas um impacto temporário sobre a inflação. A mudança para um ritmo mais consistente de cortes foi apoiada pelo diretor do Fed Christopher Waller e pela vice-chair de Supervisão, Michelle Bowman, que divergiram da decisão de manter os juros inalterados em julho.

Conclusão

O corte de juros reflete a crescente preocupação do Fed com o enfraquecimento do crescimento econômico e a possibilidade de aumento do desemprego, enquanto se busca evitar riscos de estagflação. A diretora do Fed, Lisa Cook, também participou da reunião, apesar dos esforços de Trump para demiti-la.

Notícia feita com informações do portal: www.infomoney.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *