Ex-deputada enfrenta problemas de saúde no Complexo Penitenciário de Bangu

Flordelis, ex-deputada condenada pelo assassinato do marido, passou mal e sua defesa pede transferência para hospital.
Flordelis passa mal em presídio
Flordelis dos Santos de Souza, ex-deputada federal de 65 anos, passou mal na quinta-feira (18) no Complexo Penitenciário de Bangu. Segundo sua defesa, a ex-parlamentar desmaiou e sofreu um princípio de AVC. Diante disso, os advogados pedem a transferência dela para um hospital público, já que o plano de saúde foi cancelado.
A alegação da defesa
A advogada Janira da Rocha, que representa Flordelis, afirmou que a ex-deputada corre risco de morte se continuar recebendo apenas o atendimento do sistema prisional. O namorado de Flordelis, Allan Soares, relatou que a encontrou “muito prostrada” durante uma visita e também pede a transferência, destacando que ela está passando por crises frequentes.
Resposta da Secretaria de Administração Penitenciária
A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) negou que Flordelis tenha sofrido um AVC. Segundo a pasta, ela apresentou dores na lombar e foi atendida no Hospital Penitenciário Hamilton Agostinho, onde foi diagnosticada com lombalgia e teve alta para continuar o tratamento na cela, onde segue em acompanhamento.
Problemas de saúde de Flordelis
Além das dores nas costas, os advogados de Flordelis mencionam que ela possui problemas cardíacos, faz uso de medicamentos controlados e já apresentou crises psiquiátricas e convulsões em outras ocasiões. Em fevereiro, a ex-deputada já havia escrito uma carta relatando desmaios e a precariedade do atendimento médico no presídio. Flordelis, que foi cassada pela Câmara em 2021 por quebra de decoro parlamentar, cumpre pena pela morte do marido, o pastor Anderson do Carmo.