Os dias 10 e 11 de fevereiro de 2026 foram dedicados às colações intersetoriais do câmpus Santa Cruz da Universidade Estadual do Centro-Oeste, que reuniram 143 novos profissionais. Entre eles, 68 são do Setor de Ciências Sociais Aplicadas e 75 do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, com participação de estudantes dos câmpus avançados de Chopinzinho e Pitanga.
As solenidades aconteceram no Teatro Universitário da Universidade Tecnológica Federal do Paraná em Guarapuava, devido à reforma do Teatro Francisco Contini, localizado na Unicentro. A diretora do câmpus Santa Cruz e presidente das sessões, Roseli Machado, destacou a importância simbólica das formaturas, considerando o momento como um rito de passagem na trajetória técnica e humanista dos formandos.
Uma inovação neste ano foi a gratuidade total da colação institucional, que passou a incluir o uso de becas, conferindo maior formalidade às celebrações. Gilmar Szczepanik, vice-diretor do câmpus, ressaltou que a padronização das vestimentas era um desejo antigo da universidade, além de agradecer a articulação entre os câmpus e o chamamento público para viabilizar a nova proposta.
Os recém-formados compartilharam experiências marcadas por desafios, como Gustavo Yuri da Silva Leite, que enfrentou deslocamentos diários para concluir o curso de Publicidade e Propaganda. Outros, como Mayara Rosa Herdt, em Administração, celebram também a conquista de diferenciais na formação profissional. Szczepanik desejou que os egressos busquem felicidade na carreira e contribuam para a redução de desigualdades e o bem-estar social.

