O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) anunciou um alerta laranja para chuvas e ventos intensos em grande parte do estado de São Paulo, além de áreas dos estados do Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais. O Inmet classificou o alerta como de perigo, o segundo nível mais grave, atrás apenas do alerta vermelho, devido ao potencial de acumulado diário de 50 a 100 mm de precipitação e rajadas que podem atingir 100 km/h.
O sistema meteorológico permanece ativo até as 10h desta quinta-feira (19) e abrange quase todo o território paulista, incluindo o Triângulo Mineiro, o Sul Fluminense, a Zona da Mata, além do Oeste e Sul de Minas. Também estão contempladas as regiões metropolitanas de Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba e do Rio de Janeiro. A Defesa Civil de São Paulo alertou que as chuvas fortes atingirão principalmente a faixa leste do estado, em decorrência da passagem de uma frente fria em alto-mar.
Nesta quarta-feira (18), o fenômeno deve ser observado a partir da tarde, com previsão de raios, rajadas de vento e possíveis quedas de granizo. Para o dia seguinte, quinta-feira (19), ainda há risco de pancadas isoladas de chuva forte. Na sexta-feira (20), a expectativa é de sol entre nuvens, com possibilidade de elevação das temperaturas e pancadas de chuva no decorrer do dia.
A Defesa Civil recomendou atenção especial para as áreas que divisa com Minas Gerais e o leste paulista, onde há maior probabilidade de transtornos. O Simepar também emitiu alerta para calor intenso nas regiões monitoradas.

