Google apresenta nova geração de chips de IA

Ironwood promete aumentar eficiência e reduzir custos

Google apresenta nova geração de chips de IA
Foto: Jay Fog / Shutterstock.com

Com o lançamento do chip Ironwood, Google busca atender à crescente demanda por soluções em inteligência artificial.

Na quinta-feira (6), o Google revelou o Ironwood, um novo chip que faz parte da sétima geração da Unidade de Processamento Tensor (TPU). Com o aumento da demanda por chips devido ao crescimento da inteligência artificial, a empresa busca aumentar a eficiência e reduzir custos com esta novidade.

O que é o Ironwood?

O Ironwood foi projetado para diversas funções, incluindo o treinamento de grandes modelos de linguagem e a utilização em chatbots e agentes de IA. O Google afirma que ao conectar até 9.216 chips, os novos dispositivos eliminam gargalos de dados para os modelos mais exigentes, permitindo a execução e dimensionamento de intensos modelos de dados existentes.

Eficiência e demanda

Os novos chips prometem ser mais de quatro vezes mais rápidos que seus antecessores, e já há uma alta demanda pelos produtos. A startup de IA Anthropic, por exemplo, planeja utilizar até um milhão dos novos chips para operar seu modelo Claude. Essa crescente procura reflete a estratégia do Google de construir a infraestrutura de inteligência artificial do futuro.

Concorrência e mercado

Além do Ironwood, o Google está preparando atualizações para tornar sua nuvem mais barata, rápida e flexível, em um cenário de competição com Amazon Web Services e Microsoft Azure. O CEO Sundar Pichai ressaltou que a demanda por soluções baseadas em TPUs está em ascensão, destacando a importância desse segmento para o crescimento da empresa. Outras companhias, como Microsoft, Amazon e Meta, também estão desenvolvendo chips que possam competir diretamente com os da Nvidia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *