Deputado busca fortalecer políticas de ciclomobilidade em Brasília

O deputado Goura (PDT) apresentou proposta em Brasília para incluir mobilidade ativa no PAC.
Nesta quarta-feira (29), o deputado estadual Goura (PDT) esteve em Brasília (DF) e apresentou a proposta de inserção dos componentes voltados à mobilidade ativa, ciclistas, pedestres e pessoas com deficiência, nos eixos de atuação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) à ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
O deputado também foi recebido, no Palácio do Planalto, pelo chefe de Assuntos Parlamentares e Federativos da Vice-Presidência da República, Luiz Faria Guimarães, e pelo secretário adjunto da Secretaria Especial do PAC, Roberto Garibe, para apresentar a proposta.
A sugestão tem por objetivo garantir investimentos em mobilidade a pé, de bicicleta e de pessoas com deficiência (PCDs), para fins urbanos e de turismo, em conformidade com a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei no 12.587/2012).
“Contemplar a mobilidade ativa e sustentável nos eixos estruturantes e de políticas públicas que o PAC traz para o povo brasileiro é muito importante para aumentar o uso da bicicleta, a caminhabilidade, a acessibilidade nas nossas cidades, vinculando ações estruturantes junto à necessidade de tornar as cidades, de fato, mais acessíveis e mais amigas da bicicleta”, explicou Goura.
Ações e impactos esperados
O deputado destacou a relevância de articular com representantes do governo federal a necessidade de uma política pública de fomento à ciclomobilidade. Ele lembrou que, segundo o IBGE, 6,2% das viagens totais feitas no Brasil são realizadas em bicicleta. “Esse dado é expressivo e que devemos trabalhar para aumentar”, ressaltou.
O objetivo da proposta é fomentar ações integradas ao fortalecimento do sistema de transporte ativo urbano, por meio da implantação, manutenção, qualificação, promoção, educação e ampliação da infraestrutura destinada à mobilidade ativa. “A expectativa é que possamos reduzir os conflitos entre modais de transporte, aumentar a segurança viária e diminuir a mortalidade no trânsito, caminhando para o conceito de Morte Zero no Trânsito”, afirmou o deputado Goura.
Criação do Parque Nacional das Serras do Araçatuba e Quiriri
Durante sua visita a Brasília, o deputado também conversou com representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) sobre a criação do Parque Nacional das Serras do Araçatuba e Quiriri, que abrange áreas dos estados do Paraná e de Santa Catarina. Ele defendeu a criação dessa unidade de conservação, ressaltando a importância da preservação da biodiversidade local.
A proposta já foi apresentada à ministra Marina Silva em março de 2024 e está sendo discutida com o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e com prefeituras dos municípios envolvidos.
Encontro com Eduardo Suplicy
O deputado também teve um encontro com o ex-senador e atual deputado estadual de São Paulo, Eduardo Suplicy (PT), para discutir a regulamentação da cannabis medicinal. Suplicy criticou o atraso na publicação do ato normativo que deveria regulamentar o cultivo da cannabis para fins medicinais e científicos no Brasil, ressaltando a necessidade de uma lei federal que contemple o acesso a medicamentos a partir da legalização da planta.
Notícia feita com informações do portal: www.assembleia.pr.leg.br

