Governo autoriza transferência de presos após operação no Rio

Medida foi solicitada pelo governador Cláudio Castro após crise de segurança

Governo autoriza transferência de presos após operação no Rio
Megaoperação no Rio de Janeiro. Foto: Suspeitos detidos na megaoperação deflagrada nos complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, chegam à Cidade da Polícia, nesta terça-feira.

Transferência de presos foi autorizada pelo governo federal após operação no Rio que deixou 64 mortos. Governador pediu apoio logístico em três ocasiões.

Em Rio de Janeiro, 28 de outubro de 2025, o governo federal autorizou a transferência de presos para penitenciárias federais de segurança máxima, após uma operação policial contra o Comando Vermelho deixar ao menos 64 mortos. O pedido de transferência foi feito pelo governador Cláudio Castro, que participou da reunião por telefone.

Detalhes da reunião

A decisão ocorreu durante uma reunião de emergência no Palácio do Planalto, convocada para discutir a crise da segurança pública no estado. Segundo informações oficiais, cerca de dez detentos devem ser transferidos inicialmente, e esse número pode aumentar nas próximas horas. Uma comissão do governo, composta pelos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Ricardo Lewandowski (Justiça), além do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, irá ao Rio nesta quarta-feira (29).

Negativa de apoio

Durante a reunião, o presidente em exercício Geraldo Alckmin e outros ministros, como Gleisi Hoffmann e Macaé Evaristo, afirmaram que não houve pedido de apoio do governo estadual para a operação policial. O governador Cláudio Castro declarou que o Estado atuou “sozinho” e que solicitou apoio logístico de blindados em três ocasiões, sem sucesso. O Ministério da Defesa informou que o envio de blindados só poderia ocorrer com um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que não está em discussão no momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *