Governo federal apresenta painel com concursos autorizados

Ferramenta traz dados sobre vagas desde 2017

Governo federal apresenta painel com concursos autorizados
Foto: Wey Alves/Metrópoles

Painel sobre concursos públicos foi lançado pelo ministério da Gestão e Inovação e disponibiliza dados desde 2017.

Em 18 de setembro de 2025, foi lançado um painel pelo ministério da Gestão e Inovação (MGI) que reúne informações sobre concursos públicos autorizados desde 2017. O portal, acessível no Portal do Servidor, tem como objetivo facilitar o acesso a dados relacionados às vagas, promovendo transparência e embasando decisões sobre novas autorizações. A diretora do MGI, Maria Aparecida Chagas, destacou que a ferramenta permite a análise do número de vagas solicitadas em relação às autorizações passadas, ajudando na formulação de políticas públicas.

Dados disponíveis no painel

O painel disponibiliza dados sobre o total de vagas autorizadas por ano, os órgãos responsáveis e os cargos liberados. Além disso, é possível verificar quais vagas foram autorizadas por área de atuação governamental, que estão divididas em quatro categorias: governo, infraestrutura, social e econômico. Também é possível identificar o grau de escolaridade exigido para as vagas autorizadas.

Publicações e apoio à seleção

O portal conta ainda com uma área de publicações, onde estão disponíveis obras como o Guia Referencial para Concursos Públicos. Este guia apresenta estratégias para aprimorar os processos seletivos, com o intuito de atrair, selecionar, formar e desenvolver pessoas que tenham vocação para o serviço público.

Importância da transparência

A iniciativa do MGI é vista como um avanço na transparência das informações sobre concursos, provimentos e contratações temporárias. O acesso facilitado ao conteúdo permitirá que qualquer pessoa conheça mais profundamente cada tema relacionado à recomposição da força de trabalho do Poder Executivo, contribuindo assim para uma gestão mais eficiente e informada.

Notícia feita com informações do portal: www.metropoles.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *