No dia 21 de agosto de 2026, Guarapuava foi palco do 2º Seminário da Educação Especial, evento que teve como objetivo centralizar a inclusão no debate educacional. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, através do Departamento Pedagógico e do setor de Educação Especial, reuniu professores, estagiários e outros profissionais da rede municipal, todos engajados em aprimorar suas práticas voltadas a estudantes autistas e neurodivergentes.
O seminário contou com a participação de três palestrantes e abordou questões relevantes sobre autismo e neurodivergência no ambiente escolar. A proposta do encontro vai além da teoria, buscando fornecer aos profissionais ferramentas práticas para lidar com os desafios da inclusão nas salas de aula e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
Um dado significativo que ilustra a relevância do evento é que a rede municipal de Guarapuava atende, atualmente, cerca de 600 alunos autistas. Frediana Vezzaro de Medeiros, coordenadora geral da Educação Especial, destacou que o seminário faz parte das ações de formação continuada e é voltado não apenas para professores, mas também para estagiários e todos que atuam diretamente com os estudantes.
A secretária municipal de Educação, Rosana Schwartz, reforçou o caráter acolhedor do seminário, que visa oferecer suporte e formação aos profissionais que trabalham nas salas multifuncionais. Este enfoque é fundamental para a criação de um ambiente escolar inclusivo.
O seminário também propiciou um espaço para ouvir diretamente aqueles que enfrentam os desafios da inclusão no cotidiano. Jussara Abdala, coordenadora geral da Educação Especial, mencionou que a programação foi elaborada com base nas necessidades reportadas pelos educadores que atuam nas escolas e CMEIs. Essa troca de experiências permitiu que os participantes compartilhassem vivências e discutissem as dificuldades encontradas em suas rotinas.
A iniciativa destaca a importância de que a inclusão vá além do simples acesso à sala de aula, enfatizando a necessidade de criar condições adequadas para que cada estudante possa aprender, participar e se desenvolver integralmente.



