Assembleia Legislativa celebra contribuições sociais e culturais dos nordestinos no estado

As contribuições da comunidade nordestina para o Paraná foram celebradas em sessão solene na Assembleia Legislativa.
Contribuições da comunidade nordestina no Paraná
A Assembleia Legislativa do Paraná celebrou, na noite de 24 de outubro de 2023, a participação e o impacto da comunidade nordestina na construção econômica, social e cultural do estado. A sessão solene, organizada pelo deputado Delegado Tito Barichello, prestou homenagem a empresários e figuras importantes da região que escolheram o Paraná como sua nova casa.
O deputado Barichello enfatizou a relevância dos nordestinos para o desenvolvimento do estado. “Os nordestinos participaram ativamente da nossa estruturação econômica e social e fazem parte da vida aqui em Curitiba e no Paraná”, afirmou. Em sua fala, ele destacou a importância da diversidade cultural, dizendo que “o Brasil não tem raça, cor nem uma só origem. Temos inúmeras. Onde vamos, temos que nos abraçar”.
Instituição do Dia da Comunidade Nordestina
Durante a solenidade, foi discutida a norma 21.945/2024, que estabelece o dia 8 de outubro como o Dia da Comunidade Nordestina. Esta data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Catulo da Paixão Cearense, conhecido como Poeta do Sertão, que nasceu em 1863 em São Luís.
A cerimônia incluiu a exibição de um vídeo que ressaltou as contribuições culturais trazidas pelos nordestinos, como o som do forró, os sabores do baião e as tradicionais festas juninas. “Vocês mostram que o Brasil é mais bonito quando se mistura”, ressaltou o material apresentado.
A presença nordestina em Curitiba
A vereadora de Curitiba, Delegada Tathiana, também fez uma fala importante durante o evento. Ela mencionou que a presença nordestina na capital paranaense é significativa, com uma estimativa de 29 mil residentes. Tathiana também destacou a concessão do título de Cidadania Honorária de Curitiba ao comerciante potiguar Roberto Carlos de Carvalho Paiva, um dos homenageados da noite, que compartilhou sua trajetória de vida e negócios na cidade.
“Coloco sempre os meus conterrâneos na ativa para que eles consigam trabalhar, se desenvolver e contribuir com o nosso estado do Paraná, devolvendo a contribuição que o Paraná nos dá”, disse Roberto, que chegou a Curitiba em 1984.
Homenagens e depoimentos emocionantes
Outras personalidades também foram homenageadas, como Ramon Ouais Santos, procurador do Estado do Paraná, que compartilhou sua experiência de migração de Salvador para Curitiba. Emocionado, ele falou sobre os desafios enfrentados e a acolhida que recebeu dos paranaenses. O coronel Paulo Roberto, da Polícia Militar do Paraná, elogiou o caráter acolhedor da comunidade nordestina, dizendo: “Os nordestinos são pessoas do bem, muito afáveis e trabalhadoras, com um coração gigantesco”.
O evento foi encerrado com um apelo do deputado Barichello para que todos os migrantes sejam respeitados e acolhidos no Paraná, reforçando a importância da integração e do respeito às diferenças. “Precisamos continuar acolhendo irmãos nordestinos e de outros estados”, concluiu.
Além de Roberto, foram homenageados os empresários Francisco Jefferson Batista de Paiva, Paulo Robson Pinto da Silva, Silvaneide Gregório da Silva e a advogada Lara Regina Cavalcante de Paiva. A sessão solene foi um marco na valorização da diversidade e da contribuição dos nordestinos para a formação do Paraná.
Fonte: www.assembleia.pr.leg.br
Fonte: Valdir Amaral/Alep


