IA poderá resolver gargalos na gestão pública

Os secretários estaduais de Cidades, Guto Silva, e do Planejamento, Ulisses Maia, representaram o Paraná no Google Public Sector Summit, realizado nesta semana em Washington, capital dos Estados Unidos. O encontro reuniu autoridades governamentais e especialistas internacionais em tecnologia, com foco na transformação digital e na aplicação de soluções inovadoras na gestão pública.

A comitiva paranaense acompanhou painéis e experiências voltadas à utilização de Inteligência Artificial, big data e computação em nuvem, consideradas fundamentais para aprimorar a eficiência dos serviços oferecidos à população. Antes do congresso, os representantes participaram de uma reunião técnica na sede do Google Cloud, ao lado do deputado estadual Soldado Adriano José, para discutir estratégias de cooperação em projetos de inovação e digitalização administrativa.

Durante o evento, Guto Silva apresentou a palestra “A jornada do Paraná para se tornar o primeiro Estado de IA do Brasil”, destacando o Plano Estadual de Inteligência Artificial, reconhecido pela própria Google como o mais desenvolvido do país. Ele também mencionou iniciativas já implementadas na administração pública, como sistemas automatizados de análise de dados e plataformas de atendimento digital que vêm sendo adotadas por diferentes secretarias. A missão busca consolidar o Paraná como referência nacional em inovação tecnológica no setor público.

“Neste grande evento do Google, com líderes do mundo todo, tratamos de IA para o futuro da gestão pública. O Paraná é destaque nesse sentido, inclusive com parceria com o Google, porque já temos aplicações e pretendemos expandir as soluções para o dia a dia da população das cidades”, disse.

Guto Silva ressaltou que as soluções com IA já aplicadas pelo Governo do Estado focam na educação, com ferramentas que auxiliam na correção de redações e na leitura pelos alunos e em processos de recadastramento; além de já estarem sendo estudadas aplicações futuras em mobilidade urbana, com sincronização inteligente de semáforos, e em gestão ambiental.

Recentemente a Secretaria da Educação recebeu o prêmio ‘Secretaria Visionária da América Latina’, instituído pelo Google, que reconhece iniciativas inovadoras implementadas por meio da tecnologia na educação, bem como o uso estratégico de ferramentas digitais para apoio à aprendizagem.

O secretário de Planejamento, Ulisses Maia, citou que, em um cenário de rápidas transformações, a tecnologia é um insumo fundamental, tanto para modernizar a máquina pública quanto para qualificar as decisões de investimento e as políticas de longo prazo.

“Estamos aqui nos Estados Unidos para debater sobre tecnologia, mas sobretudo, para buscar soluções de Ia que possam ser incorporadas ao nosso dia a dia, melhorando a qualidade da entrega de serviços. A inovação é uma marca registrada do governo Ratinho Junior e o caminho mais rápido para um Estado mais eficiente e bem planejado”, diz Ulisses Maia.

Nesta quarta-feira (29), os secretários conheceram diversos projetos, entre eles um que usa a Inteligência Artificial para facilitar o diagnóstico do câncer a partir de análises de imagens e vídeos.

ONU – Após os compromissos em Washington, a comitiva paranaense segue para Nova York, onde participará, na quinta-feira (30), da assinatura de uma Carta de Parceria entre o Governo do Paraná e o ONU-Habitat, agência da Organização das Nações Unidas dedicada ao desenvolvimento urbano sustentável.

A iniciativa marca o início da criação do Observatório de Cidades Inteligentes do Paraná, em parceria entre as universidades estaduais e as pastas de Cidades e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com suporte da Secretaria de Planejamento e em parceria com o Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social). O objetivo é fortalecer a gestão pública municipal, integrando dados, inovação e tecnologia para apoiar prefeitos e equipes técnicas na construção de cidades mais resilientes e sustentáveis.

Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná, parceiro do Blog do Tupan:

Nova teoria desafia modelo antigo da origem da vida

Jovem marcado para morrer por treta é executado

Polícia divulga imagens da morte de líder de facção criminosa

Azuriz se classifica para a semifinal da Taça FPF

Horóscopo de 29 de outubro de 2025

Horóscopo Chinês de 29 de outubro de 2025

Sete de Setembro e Afonso Camargo estão em processo de revitalização

Avaliações dos alunos do fundamental terão mudanças. Saiba quais

Nova descoberta vai elevar as memórias RAM a novos patamares

Óbitos de Curitiba em 28 de outubro de 2025

Crianças podem se inscrever para participar das piscinas de Curitiba

Usuário de drogas com dívida é esfaqueado no Cajuru

Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan

Rafael Greca flerta com o PDT, mas o Roberto Requião vai deixar?

Tito Barichello pede a liberação do porte de armas na Alep

PSD escolheu Guto Silva?

Mãe de Felipe Francischini assume o Podemos Paraná

Guto Silva apresenta projetos de IA aplicados em educação e mobilidade

TC-PR suspende contrato da saúde de Fazenda Rio Grande

Alexandre Curi continua no páreo pelo governo ou sai ao Senado

Fonte:Blog do Tupan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *