A Maternidade Maria de Lourdes Elias Nunes foi inaugurada no Litoral do Paraná nesta quinta-feira (2), com um investimento de R$11,2 milhões. A nova unidade, localizada em Paranaguá, foi projetada para ser um espaço acolhedor e seguro, alinhado às diretrizes de humanização do cuidado, oferecendo 23 leitos de internação e três de observação para monitoramento clínico das pacientes.
A maternidade servirá como referência para sete municípios do litoral paranaense: Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Antonina, Morretes e Guaraqueçaba. A estrutura atende às normas sanitárias e prioriza o bem-estar de gestantes, recém-nascidos e acompanhantes ao longo de todo o atendimento, desde a admissão até o puerpério.
Um dos principais diferenciais da maternidade é a criação de cinco leitos do tipo PPP (pré-parto, parto e pós-parto), permitindo que todo o processo de nascimento aconteça no mesmo ambiente. Essa abordagem visa promover conforto, privacidade e vínculo entre mãe e bebê, alinhando-se às políticas de incentivo ao parto humanizado e reduzindo intervenções desnecessárias.
A infraestrutura da maternidade foi aprimorada com melhorias que impactam na logística e segurança assistencial. Destaca-se a instalação de um novo elevador para acessibilidade e um corredor coberto que liga diretamente ao centro cirúrgico, garantindo agilidade e segurança em situações que requerem intervenção imediata.

