Inscrições foram prorrogadas até 7 de novembro de 2025

Inep prorrogou até 7 de novembro as inscrições para elaborar questões para exames médicos. Inscrição exige diploma de medicina e experiência como docente.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou até esta sexta-feira (7) o prazo de inscrição para professores de cursos de medicina interessados em compor o Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior (Ceres) do Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI-ES).
A chamada pública é voltada à elaboração de questões e revisão de itens para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior (Revalida) e para o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed).
Requisitos para participação
Para se inscrever, o candidato deve ter diploma de graduação em medicina emitido por instituição de ensino superior credenciada. É necessário também possuir título de especialização registrado em áreas como clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, medicina de família e comunidade, saúde coletiva ou saúde mental. Além disso, deve atuar como docente em curso de medicina, comprovando o vínculo por meio de declaração assinada pelo coordenador do curso ou representante legal da instituição de ensino superior.
Remuneração e reserva de vagas
O Inep irá remunerar as atividades de elaboração e revisão de itens de exames e questionários por meio do Auxílio de Avaliação Educacional (AAE), com valor unitário de R$ 500 por item elaborado e R$ 300 por item revisado. A seleção prevê reserva de vagas para grupos específicos: pretos, pardos e/ou quilombolas (20%), indígenas (3%) e pessoas com deficiência (5%).
Datas importantes
O resultado preliminar da análise da documentação será divulgado em 11 de novembro, e a convocação para capacitação está agendada para 14 de novembro.
Notícia feita com informações do portal: agenciabrasil.ebc.com.br




