O prazo para pagamento da segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026 dos veículos com final de placa 3 e 4 encerra nesta terça-feira (10 de fevereiro de 2026) no Paraná. A Secretaria da Fazenda e a Receita Estadual alertam que é fundamental acompanhar o cronograma de vencimentos conforme o número final da placa para não perder benefícios e evitar problemas com a inadimplência.
Até o momento, cerca de 1,5 milhão de veículos (36%) já tiveram o imposto quitado à vista, enquanto outros 1,17 milhão (28%) realizaram ao menos parte do pagamento. A orientação da Sefa é clara: manter o IPVA em dia garante tranquilidade ao contribuinte, evita penalidades e assegura todos os benefícios de circular com o veículo devidamente regularizado.
A multa é de 0,33% ao dia mais juros de mora (de acordo com a taxa Selic). Após 30 dias de atraso, o percentual é fixado em 20% do valor do imposto. As guias do IPVA no Paraná não são mais enviadas pelos correios aos endereços dos contribuintes. Para fazer o pagamento, os proprietários devem acessar o Portal do IPVA ou o Portal de Pagamento de Tributos para gerá-las.
Outra possibilidade é o uso do aplicativo Serviços Rápidos, da Receita Estadual, disponível para Android e iOS, que permite o acesso às guias. Além disso, os contribuintes podem pagar o IPVA 2026 via pix a partir do QR Code presente na guia, podendo ser feito a partir de mais de 800 instituições financeiras, bem como seus canais digitais, não limitados aos parceiros do Estado.

