Oito títulos com potencial cinematográfico

Jogos com narrativas envolventes podem se tornar grandes filmes. Veja oito que têm potencial cinematográfico.
Cada vez mais, os jogos trazem narrativas cinematográficas para fisgar o público. Porém, não é de hoje que os games apostam em enredos dignos de cinema. Pensando nisso, há muitos jogos de ficção científica que poderiam se transformar em ótimas adaptações para as telonas. A seguir, listamos oito títulos que dariam excelentes filmes de ficção científica.
Shadowrun (1993)
Uma adaptação de um RPG de mesa da FASA, “Shadowrun“ foi lançado originalmente para Super Nintendo em 1993 e recebeu aclamação da crítica. Considerado um marco no gênero RPG de ação, o jogo tem elementos que dariam um bom filme de sci-fi. O título mistura cyberpunk e magia, além de apresentar uma premissa cinematográfica, com atmosfera de filme noir, conspiração corporativa e um protagonista com amnésia que investiga quem tentou matá-lo.
Returnal (2021)
O elogiado “Returnal“ tem tudo para dar um bom filme de ficção científica. Lançado em 2021, o jogo é um shooter em terceira pessoa, com elementos roguelike e uma vibe sci-fi futurista espacial, combinada com terror psicológico. O jogador controla Selene Vassos, uma astronauta presa em um loop temporal em um planeta alienígena, onde a cada morte ela é ressuscitada.
Metal Warriors (1995)
Guerras futuristas em ambientes espaciais com robôs gigantes são sempre atraentes para o cinema. “Metal Warriors”, lançado em 1995 para Super Nintendo, é um jogo de ação e plataforma side-scrolling, onde o jogador controla Stone, que lidera um grupo de resistência usando robôs gigantes durante uma guerra contra as forças de um ditador.
Prey (2017)
Um simulador imersivo em primeira pessoa, “Prey“ combina FPS, RPG e stealth. Lançado em 2017, o game recebeu elogios da crítica e apresenta elementos que renderiam um bom filme. O jogador controla um cientista a bordo de uma estação espacial tomada por alienígenas.
TimeSplitters (2000)
A premissa de “TimeSplitters“, baseada em viagens no tempo envolvendo diferentes personagens e épocas, tem grande potencial visual e narrativo para o cinema. Lançado em 2000 para PlayStation 2, o título é um jogo de tiro em primeira pessoa onde personagens viajam por épocas entre 1935 e 2035 para cumprir missões específicas.
Singularity (2010)
Com uma premissa central envolvendo viagens no tempo, “Singularity“ traz elementos que funcionam bem no cinema. O jogo acompanha um soldado americano que vai a uma antiga instalação soviética e alterna entre o presente e 1955, ano de um acidente catastrófico. Ele precisa impedir que um cientista use a tecnologia para dominar o mundo.
Beyond Good & Evil (2003)
Este jogo de ação-aventura, lançado em 2003, tem uma trama sci-fi ambientada no futuro, em um planeta chamado Hillys. A história segue Jade, uma fotojornalista que enfrenta uma conspiração alienígena que ameaça seu planeta.
Deus Ex (2000)
Lançado em 2000, “Deus Ex” é um jogo de ação e RPG situado em um futuro cyberpunk. O jogador controla um agente equipado com implantes cibernéticos, que precisa investigar o roubo de uma vacina por um grupo terrorista, desencadeando uma trama envolvendo a disputa de vários grupos pelo controle do mundo.




