Importância da leitura na formação de crianças é destacada por Marco Lucchesi

No Dia Nacional do Livro, Marco Lucchesi destaca a leitura como ferramenta para o desenvolvimento infantil e empatia.
O Dia Nacional do Livro, comemorado no Brasil na próxima quarta-feira (29), pode ser uma oportunidade para estimular a leitura já a partir da infância, contribuindo para o desenvolvimento da pessoa. É o que afirma o presidente da Biblioteca Nacional (BN), Marco Lucchesi.
“Sem dúvida alguma, a infância que começa com esse impacto de leitura acaba lendo o mundo dos livros e lê o livro do mundo. São duas descobertas que se complementam mutuamente. A criança vai criando dentro dela viagens para outros mundos, possibilidades de exercício de liberdade, de imaginação, de criatividade, e, particularmente também, de empatia”.
O impacto da leitura na infância
A leitura ensina a criança a compreender que existem outras formas de vida e afetos, refletindo sobre suas próprias experiências. Em entrevista à Agência Brasil, Lucchesi destaca que o Dia do Livro no Brasil é comemorado em 29 de outubro em razão do aniversário de fundação da Biblioteca Nacional. “São 215 anos de grandes aventuras, de grandes resultados para o país, de uma política da memória que atravessa inúmeras gerações. E cada uma imprime uma direção nessa mesma política”, afirma.
Ações da Biblioteca Nacional
A Fundação Biblioteca Nacional reforça a atuação da Casa da Leitura, aberta em 1993, que visa à formação de leitores e garantir acesso democrático à literatura, especialmente ao público infantil e juvenil. A unidade funciona na Rua Pereira da Silva, 86, em Laranjeiras, zona sul do Rio de Janeiro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Lucchesi menciona a inauguração de uma biblioteca em âmbito hospitalar, coordenada pela BN, no Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP), da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde a biblioterapia será uma de suas abordagens.
Valorização do livro e suas contribuições
O professor Godofredo de Oliveira Neto, imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), destaca que o livro potencializa a cognição da criança e a conduz a um mundo mais humanista. Segundo ele, a data é importante para reforçar a relevância do livro na formação de uma visão crítica e competente. O presidente da ABL, Merval Pereira, também ressalta que o Dia Nacional do Livro é uma chance de celebrar o poder transformador da leitura na vida das crianças, promovendo inclusão e diálogo.
A leitura, conforme avaliam especialistas, é fundamental não apenas para o desenvolvimento das crianças, mas também para a formação de jovens críticos e adultos mais generosos, evidenciando a importância contínua do livro na sociedade.
Notícia feita com informações do portal: agenciabrasil.ebc.com.br




