Deputado do PT lamenta aprovação de urgência do PL na Câmara

Lindbergh Farias lamentou a aprovação da urgência do PL da Anistia e criticou a oposição na Câmara.
O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), lamentou a aprovação da urgência do PL da Anistia nesta quarta-feira (17) e afirmou que não acredita em pacificação junto da oposição. A votação acabou com 311 votos favoráveis ao projeto e 163 contrários.
A crítica de Lindbergh
“Nós não acreditamos em pacificação com esse pessoal. Esse pessoal sempre escala com as instituições. Desde o ataque ao sistema eleitoral, desde a minuta do golpe”, disse Lindbergh, referindo-se à tentativa de impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva após as eleições de 2022. O deputado ressaltou que este “é um dia triste para a democracia brasileira” e marcará a história da Câmara.
Detalhes do PL da Anistia
Sob pressão da oposição, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), colocou em votação a urgência do projeto nº 2162/2023, que é de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ). O projeto visa dar perdão apenas aos condenados pelos ataques às sedes dos três Poderes em 8 de janeiro de 2023. No entanto, o texto ainda deve passar por modificações pelo relator, que definirá a extensão da anistia, que pode incluir o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros condenados pela tentativa de golpe.