Presidente se afasta de Brasília e se prepara para a conferência climática

O presidente Lula inicia sua agenda em Belém, onde ficará até a COP30, prevista para 10 de novembro.
Neste sábado (1º de novembro de 2025), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou para Belém (PA), onde permanecerá até a abertura da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para o dia 10 de novembro. Com isso, Lula se afasta da capital federal por dez dias consecutivos, com uma agenda focada na preparação para a conferência.
Compromissos em Belém
A capital paraense será a base de trabalho do presidente, que iniciará sua agenda com vistorias nas obras da nova ala do aeroporto de Belém e a entrega das obras de requalificação do Porto de Outeiro, um projeto estratégico para a logística regional. Na manhã deste sábado, ele deve participar de atividades voltadas para comunidades quilombolas, indígenas e extrativistas, programadas para os dias 2 e 3 de novembro. Embora a agenda ainda esteja em aberto para o dia 4, espera-se que ele permaneça em Belém até a Cúpula dos Líderes, que ocorrerá de 5 a 7 de novembro, reunindo chefes de Estado.
A COP30 e os desafios ambientais
A Cúpula dos Líderes, que antecede a COP30, promete atrair delegações de 143 países, com a presença de presidentes e primeiros-ministros. O evento é considerado crucial para a promoção do Fundo Tropical das Florestas (TFFF), que visa recompensar os países que preservam suas florestas. Contudo, as recentes decisões do governo Lula, como a concessão de licença à Petrobras para perfuração de um poço exploratório na Foz do Rio Amazonas, geraram críticas de ambientalistas que veem um retrocesso no compromisso do Brasil com a agenda ambiental.
Perspectivas para a COP30
Com a COP30 se aproximando, a expectativa é que mais de 170 delegações estrangeiras estejam presentes, apesar de algumas, como Estados Unidos e Argentina, ainda não terem confirmado presença. O governo Lula enfrenta pressões e críticas que podem impactar sua imagem na conferência, especialmente após as recentes medidas que visam acelerar o licenciamento de projetos que afetam diretamente os biomas do país. O presidente retorna a Belém após um compromisso em Fernando de Noronha, onde participará do projeto Noronha Verde, que visa aumentar a geração de energia renovável na ilha.
Notícia feita com informações do portal: www.metropoles.com




