Lula planeja cumprimentar Trump na ONU

Presidente busca diálogo sobre tarifas comerciais

Lula planeja cumprimentar Trump na ONU
Foto: Jovem Pan

Lula da Silva planeja cumprimentar Trump na Assembleia da ONU, enquanto busca dialogar sobre tarifas comerciais.

Na Assembleia Geral da ONU, prevista para 18 de setembro de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou sua intenção de cumprimentar o presidente dos EUA, Donald Trump, se se encontrarem. Lula enfatizou: “Sou uma pessoa civilizada, que cumprimenta todo mundo”, durante entrevista à BBC News Brasil. Embora não exista um encontro formal agendado, a expectativa é que a interação ocorra nos corredores da Assembleia.

Diálogo sobre tarifas comerciais

A comitiva presidencial, que inclui o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira; o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; e o vice-presidente, Geraldo Alckmin, foi designada para tentar abrir um canal de diálogo com o governo norte-americano. O foco é discutir as tarifas de 50% aplicadas aos produtos brasileiros, que têm dificultado as relações comerciais. De acordo com Lula, as tentativas de comunicação até o momento não têm sido bem-sucedidas, e Trump não demonstrou interesse em dialogar.

Importância da legislação brasileira

Em evento no Palácio do Planalto, Lula reforçou a importância de as empresas americanas que operam no Brasil seguirem a legislação brasileira. A pauta de negociações entre Brasil e EUA abrange diversas questões econômicas e comerciais, refletindo a busca do Brasil por soluções viáveis para as dificuldades enfrentadas.

Fechamento

A interação entre Lula e Trump na ONU pode abrir novas oportunidades de diálogo, embora o cenário atual apresente desafios significativos nas relações entre os dois países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *