Abertura de novos mercados e acordos fortalecem a presença do Brasil no comércio internacional

Ministro da Agricultura encerra missão na Indonésia e Malásia com abertura de seis novos mercados.
Missão do ministro Carlos Fávaro no Sudeste Asiático
Entre os dias 23 e 28 de outubro, o governo brasileiro, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com a participação do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, concluiu uma missão na Indonésia e na Malásia, alcançando significativas conquistas para o setor agropecuário. Essa agenda resultou na abertura de seis novos mercados e na revisão de protocolos sanitários, além de acordos de cooperação técnica e científica.
Novos mercados e acordos de cooperação
A primeira reunião bilateral em Kuala Lumpur resultou na abertura de mercados para pescados extrativos, gergelim, ovo em pó, melões do Ceará e do Rio Grande do Norte, e maçãs do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O comércio de carne de frango foi retomado com a atualização do protocolo sanitário, reduzindo o período de suspensão em casos de Influenza Aviária de 12 para apenas três meses.
Avanços nas exportações
O Brasil também recebeu a confirmação da retomada do pré-listing para exportações de carne de frango à União Europeia, suspenso desde 2018. Esse mecanismo permitirá que frigoríficos que cumpram normas sanitárias europeias exportem sem auditorias individuais, proporcionando uma excelente oportunidade para a agroindústria de frango do Brasil.
Fortalecimento das relações comerciais
Na Indonésia, houve progresso nas negociações para ampliar o mercado de carne bovina, com uma nova auditoria prevista ainda este ano para habilitação de plantas exportadoras. O país é um dos maiores mercados agropecuários do mundo, e a expectativa é de um aumento significativo nas transações comerciais. Um acordo de cooperação com a autoridade quarentenária da Indonésia também foi firmado, estabelecendo equivalência sanitária e certificação eletrônica, reforçando a confiança entre os países.


