Uma mulher de 60 anos faleceu na segunda-feira, 16, após ser arrastada por uma enxurrada no bairro do Mandaqui, na zona norte de São Paulo. Moradores relataram que a vítima caiu na água e acabou ficando presa sob um veículo. Ela foi socorrida e levada a uma unidade hospitalar, mas não sobreviveu.
De acordo com a Defesa Civil, essa mulher é a 17ª vítima relacionada às chuvas desde 1º de dezembro. As mortes ocorreram devido a diversos fatores, como descarga elétrica, deslizamentos, desabamentos e enxurradas, resultando em uma média de uma fatalidade a cada quatro dias. Com o falecimento dessa mulher, o total de mortes causadas por enxurradas no estado chega a oito desde dezembro.
A previsão de temporais no estado levou a Defesa Civil a intensificar o monitoramento das áreas afetadas. A orientação é que as pessoas evitem áreas alagadas e locais com risco de correnteza durante as chuvas intensas. Além disso, a forte chuva que caiu na capital na tarde de segunda-feira deixou 70 mil endereços sem energia, número que subiu para 90 mil por volta das 19h.
Os temporais causaram queda de árvores e alagamentos na Grande São Paulo, resultando em pessoas ilhadas em Guarulhos. O Corpo de Bombeiros atendeu a pelo menos 26 chamadas para quedas de árvores e três para enchentes apenas nesta segunda.

