O deputado federal Nikolas Ferreira convocou uma manifestação marcada para o dia 1º de março na Avenida Paulista, em São Paulo. O ato, intitulado “Acorda, Brasil”, tem como alvos o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli. A concentração começará às 14h.
A convocação ocorreu após a mudança na relatoria do caso Master no STF, que agora está sob a responsabilidade do ministro André Mendonça. Essa redistribuição acontece em meio a questionamentos sobre possíveis vínculos entre juízes da Corte e o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, que é alvo de investigações da Polícia Federal.
Nikolas reutiliza a expressão “Acorda, Brasil”, já usada em uma mobilização anterior em Brasília. No final de janeiro, ele liderou uma caminhada de cerca de 250 quilômetros, criticando a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Durante essa manifestação, 72 apoiadores foram atingidos por um raio.
Em sua convocação publicada nas redes sociais, Nikolas fez referência à frase do filme 300, destacando que o impeachment mostra que nem os “deuses de toga” são intocáveis. Ele também chamou apoiadores para manifestações em todo o Brasil, expressando seu descontentamento com o governo federal e o Judiciário, afirmando que é preciso dar um basta na corrupção e na impunidade.

