Documento garante benefícios e reconhecimento aos docentes

Lula sanciona a lei que cria a Carteira Nacional de Docente, oferecendo benefícios aos professores.
Nova carteira nacional para professores
Nesta quinta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que institui a Carteira Nacional de Docente no Brasil (CNDB). O novo documento de identidade funcional, emitido pelo Ministério da Educação (MEC), dará aos professores da rede pública e privada descontos em eventos culturais, como cinema, teatro e shows. A CNDB deve começar a ser emitida no mês que vem, a partir do dia 15 de outubro, Dia Nacional do Professor.
Importância da nova carteira
O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou que a carteira nacional docente brasileira será uma forma de reconhecimento para os professores. Segundo ele, muitos docentes enfrentavam dificuldades para comprovar sua profissão em situações que garantiriam descontos, como na meia-entrada. A CNDB busca equiparar os professores a outras profissões que já possuem documentos de identificação similares.
Benefícios adicionais
Além da carteira, cada professor terá acesso a um cartão de crédito vinculado à Caixa Econômica Federal ou ao Banco do Brasil, sem pagamento de anuidade. Também haverá descontos de 15% em hotéis, por meio de um convênio com a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH).
Expectativa de adesão
O MEC estima que mais de 2 milhões de professores terão acesso ao novo documento. A lei aprovada determina que estados, o Distrito Federal e os municípios devem fornecer os dados necessários para a manutenção da base de dados de profissionais da educação. A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que visa valorizar e qualificar o magistério da educação básica.
Notícia feita com informações do portal: agenciabrasil.ebc.com.br