A Prefeitura de Cascavel anunciou uma nova licitação para o projeto do Território Verde, marcada para o dia 20 de março, às 9h. O valor total do certame é de quase R$ 16 milhões, na modalidade de menor preço. O projeto visa uma remodelação do Lago Municipal, um dos principais cartões-postais da cidade.
A licença ambiental foi emitida pelo IAT em outubro, permitindo o início das obras. A gerente regional do IAT destacou a importância do Lago, que serve tanto como espaço de lazer quanto para abastecimento público. Embora algumas árvores precisem ser retiradas, a quantidade terá que ser reposta em pelo menos três vezes, e para a construção de uma nova pista de caminhada, cerca de 150 árvores serão cortadas.
O projeto, desenvolvido pelo IPC, prevê uma nova identidade visual para o Lago, incluindo portais e áreas de sombra. Uma segunda pista de caminhada será construída para separar ciclistas de pedestres, que atualmente têm dificuldade de conviver no mesmo espaço. Além disso, será criado um calçadão na Avenida Rocha Pombo, com uma nova iluminação e mais de 70 câmeras de segurança para monitoramento.
Outras etapas do projeto “Território Verde” incluem a revitalização completa da barragem na Avenida Rocha Pombo, com um investimento total superior a R$ 45 milhões. As obras, planejadas em parceria com a Jaime Lerner Arquitetos Associados, foram interrompidas após a emissão de uma liminar em 2022.

