Precipitações devem ganhar força principalmente à tarde e à noite
O Paraná enfrenta uma quinta-feira, dia 22 de outubro, de instabilidade, com previsão de temporais isolados em todas as regiões do estado, inclusive em Curitiba e região metropolitana. O cenário inclui possibilidade de chuva forte, descargas elétricas, queda de granizo e rajadas intensas de vento, especialmente no Oeste, Sudoeste, Centro-Sul, Noroeste e Norte paranaense.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as instabilidades começaram a ganhar força ainda na quarta-feira, 21, e avançaram durante a madrugada desta quinta, em Londrina a chuvarada e os ventos derrubaram árvores.
Na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e no Litoral, a tendência é de aumento das precipitações principalmente durante a tarde e a noite.
Os dados das estações meteorológicas mostram que algumas cidades já registraram ventos superiores a 70 km/h e volumes expressivos de chuva nas primeiras horas do dia. As condições exigem atenção, sobretudo em áreas sujeitas a alagamentos, queda de galhos e outros transtornos provocados pelos temporais.
Até as 8h desta quinta-feira, seis municípios paranaenses haviam registrado rajadas de vento superiores a 50 km/h nas estações do Simepar. O maior índice foi observado em Laranjeiras do Sul, com 77,8 km/h às 6h.
Confira os maiores registros:
- Laranjeiras do Sul: 77,8 km/h;
- Altônia: 65,2 km/h;
- Santa Maria do Oeste: 62,3 km/h;
- Cascavel: 56,9 km/h;
- Ubiratã: 51,8 km/h;
- Santo Antônio da Platina: 51,5 km/h.
O aeroporto de Cascavel também registrou rajadas de 53,6 km/h, às 7h.
A chuva acumulada até as 8h chegou a 30 milímetros em Guaratuba, no Litoral. Cruzeiro do Iguaçu registrou 25,8 mm, Cornélio Procópio teve 24 mm e Ubiratã contabilizou 23,6 mm. Em Paranaguá, o posto da Polícia de Alexandra registrou 23,2 mm.
Os dados indicam que a instabilidade já atingia diferentes regiões do estado no início da manhã, antes do avanço previsto para outras áreas ao longo do dia.
Na capital, a previsão do Simepar indica 98% de probabilidade de chuva nesta quinta-feira, com acumulado estimado em 4,4 milímetros, umidade relativa do ar entre 67% e 99% e rajadas de vento de até 34 km/h. A instabilidade deve persistir nos próximos dias, com aumento significativo dos volumes de precipitação no fim de semana.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também mantém aviso amarelo de tempestade para Curitiba e áreas da Região Metropolitana nesta quinta-feira. O alerta prevê chuva de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros no dia, ventos de 40 a 60 km/h e possibilidade de granizo.
Confira a tendência para os próximos dias na capital e se programe para votar no domingo, 25:
Quinta-feira (22/10)
Chuva e céu nublado
4,4 mm previstos; rajadas de até 34 km/h.
Sexta-feira (23/10)
Chuva mais volumosa e vento forte
17,5 mm previstos; rajadas de até 57 km/h.
Sábado (24/10)
Aumento expressivo da chuva
75,7 mm previstos; rajadas de até 57 km/h.
Domingo (25/10)
Instabilidade continua
18,6 mm previstos, com possibilidade de novas pancadas.
Na Região Metropolitana, o cenário também exige atenção. A chuva pode avançar com maior intensidade durante a tarde e a noite desta quinta-feira, acompanhada de trovoadas e, pontualmente, granizo. As condições podem variar de um município para outro.
A combinação de chuva intensa, vento e descargas elétricas pode provocar alagamentos localizados, queda de galhos e interrupções no fornecimento de energia. O risco de granizo também merece atenção, principalmente durante a formação de temporais.
A recomendação é evitar áreas alagadas, não atravessar ruas inundadas e não se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento. Também é indicado manter distância de postes, placas e estruturas que possam cair.
Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Leia outras matérias do Jornal Paraná e do parceiro Blog do Tupan
Tenha o Jornal Paraná como fonte favorita de notícias no Google. Clique aqui
Jovem de 24 anos é esfaqueada pelo próprio irmão durante briga
Sumiço de carga de placas de vídeo mostra falhas na segurança do Aeroporto de Guarulhos
Genro dá uma tijolada no pai da mulher
IA ajudou a decifrar identidade de serial killer foragido a meio século
Cadastro para pré e 1º ano na rede municipal de Curitiba termina em 30 de outubro
Curitiba terá quinta-feira nublada, com chance de chuva na capital e na Região Metropolitana
Elite do Paranaense começa em seis de janeiro
O tempo pode ter várias dimensões
Horóscopo de 22 de outubro de 2026
Horóscopo Chinês de 22 de outubro de 2026
Óbitos de Curitiba de 21 de outubro de 2026
PSD busca unidade para ter cadeiras na Mesa Executiva
Gabinete de Camila Gonda não está entrosado
Processo de cassação de vereadora do Psol pode ser retomado
Deputados do PSD acenam para Sergio Moro
Prestação de contas da Sesa na Alep mostra R$ 659,9 de restos a pagar
Lula consegue apoio de esquerdistas esquecidos
Quem será o vice-prefeito de Curitiba a partir de fevereiro?



