PCPR Desmantela Esquema de Tráfico que Usava Viaturas Falsas para Escoar Drogas no Paraná

Uma operação da Polícia Civil do Paraná (PCPR), deflagrada nesta terça-feira (25), mirou uma quadrilha especializada em transportar drogas utilizando veículos caracterizados como viaturas oficiais. A fraude foi inicialmente detectada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que, ao tentar abordar um Renault Duster com identificação da Polícia Científica, iniciou uma perseguição. O veículo foi encontrado abandonado com mais de 700 quilos de maconha.

Com a informação inicial da PRF, a PCPR iniciou uma investigação em conjunto com a polícia rodoviária para desmantelar a organização criminosa. Segundo o delegado Victor Loureiro, a quadrilha possuía uma “estrutura criminosa estável, hierarquizada e com divisão de tarefas”, atuando no transporte de ilícitos entre Foz do Iguaçu, Curitiba e outras cidades do Paraná. A organização utilizava carros batedores, placas falsas e a dissimulação de símbolos de órgãos públicos para garantir o sucesso de suas operações.

Durante a operação, foram cumpridos 13 mandados judiciais, sendo sete de prisão preventiva e seis de busca e apreensão. As ações ocorreram em Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, no Paraná, e também em Joinville, Santa Catarina. A investigação teve início em junho de 2025, após a apreensão dos 762 quilos de maconha na Duster abandonada na BR-277, em Balsa Nova.

Ao longo das apurações, a polícia identificou outros quatro episódios de transporte de drogas em veículos adulterados, totalizando mais de 1,4 tonelada de maconha e 150 quilos de cocaína apreendidas. Os casos incluíram apreensões em Guarapuava, envolvendo veículos com placas adulteradas e falsos sinais do Governo Federal, e o uso de uma viatura falsa do Instituto de Criminalística da Polícia Científica em uma rota de Foz do Iguaçu a Curitiba.

Outra apreensão significativa ocorreu em agosto, quando a PRF confiscou 153 quilos de cocaína e celulares em uma caminhonete com logotipos falsos da Receita Federal, em Guarapuava. Em novembro, a PRF interceptou mais de uma tonelada de maconha em uma caminhonete com placas falsas e sinais simulados da Itaipu Binacional, em Assis Chateaubriand, demonstrando a audácia e a abrangência da atuação da quadrilha.

Fonte: http://ric.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *