A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem em flagrante pela prática do crime de maus-tratos contra cães e gatos. A captura aconteceu nesta quarta-feira (4), em Campo Magro, Região Metropolitana de Curitiba.
A ação policial ocorreu após o recebimento de denúncia informando que, em uma propriedade rural situada na região da Lagoa Azul, cães e gatos estariam sendo mantidos em condições de abandono e crueldade.
No local, os policiais constataram a presença de animais em estado grave de desnutrição, desidratação e infestação de parasitas, além da ausência total de água e alimentação. A vistoria contou com o acompanhamento de médica veterinária, que confirmou tecnicamente a situação de maus-tratos.
Durante as diligências, também foram apuradas informações sobre a morte de diversos cães nos últimos anos, incluindo um animal da raça pitbull, que teria sido lançado em uma lagoa próxima à residência.
Diante da materialidade do crime e da situação flagrancial, o suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais.
Segundo o delegado da PCPR Wesley Melo, em oitiva formal, o homem confessou ter praticado atos de extrema crueldade contra os animais, relatando inclusive ter mantido relações sexuais com um deles, bem como ter se alimentado da carne de outros animais que matou.
“Os animais resgatados foram imediatamente encaminhados a uma protetora independente da região para os cuidados veterinários e acompanhamento adequado”, afirmou.
O suspeito foi encaminhado ao sistema penitenciário, onde permanece à disposição da Justiça e responderá pelo crime de maus-tratos a animais, previsto na Lei de Crimes Ambientais, que prevê pena de reclusão e multa.
DENÚNCIAS – A PCPR solicita a colaboração da população no combate aos maus-tratos contra os animais domésticos e silvestres. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia.
A PCPR também conta com a Delegacia Virtual de Proteção Animal, por meio da qual é possível registrar boletim de ocorrência e denúncias sobre situações de maus-tratos.
Fonte:Polícia Civil do Paraná

