Poder de compra do frango bate recorde em relação ao farelo

Avicultores paulistas se beneficiam de preços favoráveis em outubro

Poder de compra do frango bate recorde em relação ao farelo
Foto: Divulgação

Em outubro, avicultores paulistas atingiram recorde no poder de compra do frango frente ao farelo de soja, indicando uma recuperação significativa do setor.

Poder de compra do frango frente ao farelo atinge recorde

Em outubro de 2023, o poder de compra de avicultores paulistas frente ao farelo de soja – um dos principais insumos da atividade – atingiu recorde, considerando-se toda a série histórica do Cepea, iniciada em julho de 2004. Segundo o Centro de Pesquisas, esse resultado evidencia que, apesar dos desafios trazidos pelo caso de gripe aviária em maio deste ano em uma granja comercial no Rio Grande do Sul, o setor avícola nacional se mostrou eficaz, cumprindo com excelência todos os protocolos exigidos pelo momento e garantindo uma recuperação rápida.

Análise dos números

Cálculos do Cepea indicam que, em outubro, com a venda de um quilo de frango vivo no estado de São Paulo, foi possível adquirir 3,85 quilos de farelo, volume 10% superior ao de setembro e expressivos 49,3% acima do registrado em outubro de 2024, em termos reais (deflacionamento pelo IGP-DI de setembro de 2025). Pesquisadores explicam que esse cenário mais favorável ao avicultor está atrelado, sobretudo, à forte reação das cotações do frango vivo no mercado interno, que já operam em patamares pré-gripe aviária, e também à desvalorização do farelo de soja.

Perspectivas futuras

Com o atual cenário, espera-se que o setor continue a se beneficiar de condições de mercado mais favoráveis nos próximos meses, permitindo aos avicultores otimizar suas operações e garantir a sustentabilidade do negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *