Declarações surgem após ações policiais contra o crime organizado

Após megaoperação no Rio, políticos de direita criticam Lula, ligando-o ao crime organizado.
Na manhã de 28 de outubro de 2025, a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ), em conjunto com a Polícia Militar (PMRJ) e o governo do Rio, iniciou uma megaoperação contra o crime organizado nos complexos do Alemão e da Penha. Durante a operação, 2,5 mil agentes de segurança participaram, resultando em mais de 80 prisões e pelo menos 22 mortes. As declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes são “vítimas dos usuários”, provocaram reações de políticos de direita, que utilizam esse contexto para criticar sua postura.
Reações de políticos
Dentre as vozes críticas, o ex-senador Deltan Dallagnol publicou em suas redes sociais um desdém sobre a declaração de Lula, enfatizando que o crime organizado está se armando com drones, enquanto Lula culpa os usuários. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) também se manifestou, insinuando que sua proposta de bombardear barcos de traficantes seria considerada escandalosa pela esquerda, após Lula ter feito suas declarações.
A fala de Lula
Em uma agenda na Indonésia, Lula comentou que “os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”, o que rapidamente repercutiu entre os opositores. A declaração foi vista como uma justificativa para o aumento da violência, especialmente em um momento em que as operações policiais estão intensificando suas ações contra facções criminosas.
Contexto da megaoperação
A megaoperação realizada na zona norte do Rio de Janeiro visou desmantelar grupos criminosos que têm causado pânico e violência na região. Segundo o governador Cláudio Castro (PL), as operações são necessárias para restaurar a ordem e combater a impunidade que, segundo muitos, alimenta o crime organizado no Brasil. A crítica ao governo Lula se intensifica, com parlamentares apontando que a impunidade e a corrupção são as raízes do problema da criminalidade no país.
Notícia feita com informações do portal: www.metropoles.com




