O fim de semana no Paraná promete alívio no calor, especialmente na faixa Leste, mas o Interior ainda terá temperaturas próximas aos 30°C. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) alerta para a formação de nuvens de tempestade devido a um sistema de baixa pressão no Sul do Brasil e uma frente fria que se desloca pelo oceano, resultando em chuvas intensas, especialmente na região litorânea.
Na manhã desta sexta-feira (20), já foram registrados 4,2 mm de chuva em Palotina. O aumento da umidade, favorecido pelo sistema de baixa pressão, gera áreas de instabilidade que se deslocam pelo estado. No Norte do Paraná, as temperaturas ainda podem atingir 35°C, criando condições favoráveis para tempestades, especialmente no Noroeste, Norte, Campo Gerais e Leste.
O Litoral paranaense concentra a preocupação com chuvas volumosas, que podem ultrapassar 100 mm em várias cidades e até 200 mm na região da Serra do Mar nas próximas 24 a 48 horas. O Boletim de Gestão de Riscos do Simepar sinaliza risco alto para tempestades severas, com possibilidade de alagamentos e rajadas de vento intensas.
No sábado, as temperaturas na faixa Leste devem cair, enquanto o Interior ainda enfrentará calor e risco de novas tempestades. Em Curitiba, as máximas devem ser de 23°C entre sábado e segunda-feira, um reflexo da maior presença de nuvens e chuvas ao longo do fim de semana. A partir de terça-feira (24), as temperaturas devem começar a subir gradativamente novamente.

