O projeto Bora Circular, em parceria com o Instituto Liga Badu e diversas organizações, abre inscrições para uma jornada de formação em design sustentável. A iniciativa busca capacitar participantes a transformarem resíduos em produtos de alto valor agregado, promovendo a inclusão produtiva nas periferias de 50 municípios paranaenses, beneficiando diretamente 7 mil pessoas.
O projeto se diferencia de cursos tradicionais ao propor um desafio criativo, utilizando a técnica de upcycling. Com duração de dois meses, a formação inclui encontros presenciais, online, mentorias e rodas de conversa, culminando em uma avaliação de projetos. Serão distribuídos 850 prêmios de R$ 1.000, sendo 17 destinados a Foz do Iguaçu, para impulsionar as ideias mais inovadoras e viáveis.
O lançamento do programa em Foz do Iguaçu ocorrerá no dia 19 de março, às 15h, no auditório do Corpo de Bombeiros. A cidade convida a população a participar, oferecendo 150 vagas para maiores de 18 anos interessados em criar e empreender, sem necessidade de experiência prévia.
O Núcleo Antirracista Aqualtune atuará como ponte do projeto na cidade, com coordenação de lideranças locais. O Bora Circular combina metodologia exclusiva de ensino com técnicas de upcycling, design e economia criativa, promovendo um olhar ampliado sobre economia e bem-estar.

