O presidente da Junta Municipal de Presidente Franco, Luis Fernando Vargas, apresentou uma proposta para permitir a circulação de carros de passeio na Ponte da Integração. Atualmente, a ponte está aberta apenas à noite para caminhões vazios e ônibus de turismo, com horários específicos para cada tipo de veículo.
Vargas mencionou que a proposta está em fase de finalização antes de ser enviada à Comissão Mista Brasil–Paraguai. A ideia é que a ponte seja utilizada por cidadãos da região fronteiriça, sob um sistema controlado, e não apenas por caminhões vazios e ônibus de turismo.
Um plano-piloto de 60 dias está sendo considerado, com a abertura da ponte às sextas, sábados e domingos para veículos registrados nas cidades da região de fronteira. No entanto, ainda não foi divulgada a lista exata de cidades que seriam incluídas.
Caminhoneiros da área trinacional manifestaram oposição à liberação do tráfego de veículos leves na ponte, pedindo que as tratativas para a passagem de caminhões sejam priorizadas. A abertura da ponte ocorrerá de forma gradual, já que as estruturas de acesso do lado paraguaio ainda estão em andamento, com previsão de conclusão para 2027.

