Protestos contra o Congresso são convocados por movimentos sociais de esquerda

Mobilização ocorre em diversas cidades neste domingo, 21

Protestos contra o Congresso são convocados por movimentos sociais de esquerda
Foto: N/D

Neste domingo (21), movimentos sociais de esquerda realizam protestos em diversas cidades contra o Congresso Nacional, motivados pela PEC da Blindagem.

Protestos contra o Congresso

Neste domingo (21), movimentos sociais de esquerda realizam protestos em diversas cidades contra o Congresso Nacional, motivados pela aprovação da PEC da Blindagem e pelo avanço do projeto da anistia. As manifestações foram convocadas com o apoio de artistas e mobilização nas redes sociais.

Mobilização em várias cidades

De acordo com os organizadores, ao menos 33 cidades terão atos, incluindo 22 capitais. A mobilização é liderada pelas frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, que reúnem movimentos como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto).

PEC da Blindagem e a anistia

A PEC da Blindagem permite ao Congresso barrar prisões de parlamentares e processos no STF contra deputados e senadores. A votação gerou tensão interna no PT, pois 12 deputados da sigla apoiaram a medida, contrariando a orientação partidária. Segundo esses parlamentares, o voto foi parte de um acordo com o presidente da Câmara, Hugo Motta, para tentar frear o avanço da pauta da anistia.

Expectativas para os atos

No Rio de Janeiro, a manifestação será em Copacabana, a partir das 14h, com apresentações de Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil, o que pode atrair um público além dos militantes tradicionais. Em São Paulo, o ato está marcado para o MASP, também às 14h, com expectativa de superar o público de 8,8 mil pessoas registrado no protesto de 7 de setembro. Ana Paula Perles, coordenadora nacional do MTST, destaca que a escolha de locais centrais e a ausência de risco de confrontos com bolsonaristas podem ampliar a adesão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *