Reaplicação da prova para docentes será em 30 de novembro

Novo exame será destinado a candidatos com problemas logísticos na aplicação anterior

Reaplicação da prova para docentes será em 30 de novembro
Candidatos poderão solicitar reaplicação. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Candidatos que não puderam fazer a Prova Nacional Docente em 26 de outubro poderão solicitar nova aplicação no dia 30 de novembro.

Candidatos inscritos na Prova Nacional Docente que não puderam realizar o exame no dia 26 de outubro devido a problemas logísticos poderão solicitar a reaplicação da prova, marcada para o dia 30 de novembro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou um edital complementar nesta semana, permitindo que as solicitações sejam feitas online, pelo site do sistema PND, entre os dias 6 e 8 de novembro, até as 23h59, no horário de Brasília.

Situações que permitem reaplicação

O Inep estabeleceu critérios específicos para a reaplicação, incluindo a invalidação da aplicação em nove locais, conforme informações da Fundação Getulio Vargas (FGV). Os participantes das localidades afetadas estarão automaticamente inscritos na nova prova, que é obrigatória para a divulgação dos resultados da PND. Os locais afetados incluem São Luís (MA), Vespasiano (MG), Santa Rita (PB) e várias cidades em São Paulo.

Processo de solicitação e prazos

Os candidatos que não conseguiram realizar a prova na data original devem acessar o site do PND para formalizar seu pedido de reaplicação. O resultado das solicitações será divulgado no dia 10 de novembro, e um novo Cartão de Confirmação será disponibilizado posteriormente, informando o horário e local da nova prova.

Estrutura da nova prova

A nova aplicação manterá a mesma complexidade da prova anterior, composta por duas partes: formação geral e componentes específicos. A parte geral incluirá 30 questões objetivas e uma discursiva, enquanto a parte específica contará com 50 questões de múltipla escolha, abrangendo 17 áreas da licenciatura. A PND é uma iniciativa que visa aumentar o número de professores efetivos nas redes de ensino do Brasil, com adesão de 1.508 municípios e 22 secretarias estaduais de educação.

Notícia feita com informações do portal: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *