Estratégia inclui a criação de mais 10 delegacias em todo o Brasil

A Receita Federal deve criar uma nova delegacia para combater o crime organizado até o final de 2025, com mais 10 unidades em todo o país.
Em 31 de outubro de 2025, às 15h33, no Brasil, o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, anunciou que a nova delegacia para o combate ao crime organizado deve ser criada ainda em 2025. A medida será implementada através de uma instrução normativa que será inserida como “jabuti” em um projeto de lei com tramitação avançada no Congresso Nacional.
Detalhes sobre a nova delegacia
Barreirinhas explicou que a criação da delegacia estava inicialmente prevista na Medida Provisória relativa ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que perdeu validade no início do mês. Além da nova delegacia, serão estabelecidas mais 10 unidades com foco na repressão a organizações criminosas, complementando as equipes já existentes pelo país.
Operação Fronteira
A declaração de Barreirinhas foi feita durante uma coletiva de imprensa na sede do Ministério da Fazenda, onde detalhes da “Operação Fronteira” foram apresentados. Essa operação, a maior do tipo no Brasil, visa combater o contrabando e o descaminho, além de lidar com lavagem de dinheiro, evasão fiscal e financiamento de organizações criminosas. Até o momento, foram realizadas ações em 20 estados e 60 municípios, resultando na apreensão de R$ 160 milhões em mercadorias.
Resultados da operação
A Operação Fronteira, finalizada nesta sexta-feira, registrou:
- Aproximadamente 1.800 abordagens em portos e aeroportos;
- 27 prisões em flagrante por tráfico de drogas e contrabando;
- 3,5 toneladas de drogas apreendidas, incluindo cerca de 600 Kg de cocaína;
- 215 mil litros de bebidas destiladas adulteradas;
- Interdição de um prédio de 20 andares em Belo Horizonte;
- Frustração do roubo de 1 mil pistolas que seriam entregues a organizações criminosas;
- Apreensão de uma aeronave com mais de 500 smartphones de alto valor;
- 220 veículos apreendidos.
O secretário enfatizou a importância da colaboração entre os órgãos estaduais e a Polícia Federal para o sucesso da operação, que foi concluída sem disparos.
Barreirinhas expressou satisfação com os resultados obtidos, destacando a coordenação e inteligência empregadas na operação.
Notícia feita com informações do portal: www.metropoles.com



