Inteligência artificial pode aumentar o comércio mundial em até 40% até 2040

Relatório da OMC indica que a inteligência artificial pode elevar o comércio global em quase 40% até 2040, impactando PIB e divisões econômicas.
A inteligência artificial pode aumentar o valor do comércio de bens e serviços em quase 40% até 2040, segundo um relatório divulgado pela Organização Mundial do Comércio (OMC) nesta quarta-feira (17). Essa tecnologia tem o potencial de reduzir custos comerciais e aumentar a produtividade, impactando positivamente o PIB global, que pode crescer entre 12% e 13% no mesmo período.
Impactos positivos da inteligência artificial
O levantamento destaca que a IA pode beneficiar particularmente pequenos produtores e varejistas, ajudando na redução dos custos de logística. Além disso, pode aumentar o crescimento das exportações em países de baixa renda em até 11%, desde que acompanhada de melhorias na infraestrutura digital.
Preocupações sobre divisões econômicas
Entretanto, o relatório alerta que, sem investimentos direcionados e políticas inclusivas, a IA pode aprofundar as divisões existentes. O desenvolvimento e a implementação da inteligência artificial levantam preocupações de que muitos trabalhadores e economias inteiras possam ser deixados para trás. A transformação do mercado de trabalho requer investimentos em educação, habilidades e redes de segurança social.
Necessidade de políticas inclusivas
Para garantir que os benefícios dessa revolução tecnológica sejam amplamente compartilhados, é fundamental manter um comércio previsível, apoiado pelas regras da OMC, além de tarifas mais baixas sobre matérias-primas essenciais para tecnologias, como semicondutores.