A Revista do Legislativo Paranaense, publicação da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná, convida pesquisadores e acadêmicos a submeterem seus trabalhos para a edição de 2026, que terá como tema central “Estudos sobre o Legislativo”. O período de submissão estará aberto de 2 de dezembro de 2025 a 27 de fevereiro de 2026.
Os interessados podem contribuir com artigos originais e inéditos, resenhas críticas de obras recentes (publicadas nos últimos 3 anos) e relatos de experiências sistematizadas de práticas inovadoras desenvolvidas em Escolas do Legislativo, Assembleias Legislativas ou Câmaras Municipais. As diretrizes detalhadas para cada tipo de contribuição estão disponíveis no site da Escola do Legislativo, na seção “Publicações”, e na aba “Anúncios” da página da revista.
A edição de 2026 focará na investigação do Poder Legislativo e da Democracia no Brasil, abordando processos legislativos, comportamento parlamentar, representação política, participação cidadã, transparência, comunicação política, federalismo e estudos comparados nas esferas federal, estadual e municipal. A revista busca promover um debate aprofundado sobre o papel do Legislativo na sociedade brasileira.
A equipe editorial informou que, devido a problemas técnicos já solucionados no sistema eletrônico da Assembleia Legislativa, não haverá edição em 2025. No entanto, a partir de 2026, a revista retomará sua periodicidade anual, com publicação prevista para dezembro de cada ano. O cronograma completo está disponível na página da revista.
Reconhecida pela sua qualidade, a Revista do Legislativo Paranaense alcançou o conceito B2 no Qualis Capes em 2022, figurando entre as publicações acadêmicas de destaque no país. O Qualis Capes é um sistema de avaliação da produção científica de programas de pós-graduação, coordenado pelo Ministério da Educação (MEC).
