Rio Grande do Sul emite alertas para tempestades e granizo

Defesa Civil orienta população a se proteger em áreas de risco

Rio Grande do Sul emite alertas para tempestades e granizo
Carro danificado por granizo – Foto: Reprodução/Redes sociais

Defesa Civil do RS alerta sobre tempestades severas e granizo em várias cidades.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alertas em massa nesta sexta-feira (28), alertando a população sobre o risco de tempestades severas e granizo em várias cidades. O alerta, que foi enviado por meio da tecnologia Cell Broadcast, foi direcionado inicialmente às áreas do interior de Dom Feliciano, Chuvisca, Cerro Grande do Sul e Camaquã, e posteriormente para Sentinela do Sul e Sertão Santana.

Recomendações para a população

No aviso, os moradores foram instruídos a se abrigar longe de árvores, placas e postes de energia. A Defesa Civil enfatizou a importância de seguir as orientações recebidas através do Cell Broadcast, que é uma ferramenta que envia mensagens de texto e avisos sonoros de emergência, interrompendo qualquer conteúdo em uso no celular, mesmo que o aparelho esteja no modo silencioso.

Como funciona o Cell Broadcast

Essa tecnologia foi utilizada pela primeira vez no estado em outubro de 2025 e é resultado de uma parceria entre o Ministério das Comunicações, Anatel e operadoras de telefonia. O Cell Broadcast integra-se a outras formas de alerta, como o envio de SMS pelo número 40199 e publicações nas redes sociais. Não é necessário cadastro prévio para receber essas mensagens, que são enviadas automaticamente para pessoas em áreas de risco que possuem cobertura de rede 4G ou 5G.

Previsões meteorológicas para o estado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta sobre o potencial de tempestades na Região Sul do Brasil. O aviso é válido até as 10h deste sábado (29) e prevê chuvas entre 20 e 30 mm/h, com possibilidade de até 50 mm ao longo do dia. Além disso, os ventos podem atingir velocidades entre 40 e 60 km/h, com risco de queda de granizo. Apesar das condições adversas, o Inmet aponta que o risco de cortes de energia elétrica e alagamentos é considerado baixo.

Áreas afetadas pelo alerta

As áreas que podem ser afetadas incluem: Serrana, Oeste Catarinense, Sudoeste Rio-grandense, Vale do Itajaí, Noroeste Rio-grandense, Grande Florianópolis, entre outras. A Defesa Civil recomenda que a população mantenha a calma e siga todas as instruções recebidas durante esse período de alerta.

Receba notícias atualizadas sobre o clima e outros assuntos no WhatsApp ou Telegram do Metrópoles.

Fonte: www.metropoles.com

Fonte: Reprodução/Redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *