Rodrigo Paz assume a presidência da Bolívia

Fim de um ciclo de 20 anos de governos socialistas

Rodrigo Paz assume a presidência da Bolívia
Foto: AIZAR RALDES / AFP — Foto: de AIZAR RALDES / AFP

Rodrigo Paz toma posse como presidente da Bolívia em um momento de crise econômica, marcando o fim de 20 anos de governos socialistas.

Neste sábado (8), Rodrigo Paz, do Partido Democrata Cristão, tomou posse como presidente da Bolívia, encerrando um ciclo de 20 anos de governos socialistas. A cerimônia ocorreu em meio à pior crise econômica do país em quatro décadas, com inflação anual alcançando 19% até outubro.

O contexto da posse

A posse de Paz, que ocorreu no palácio legislativo em La Paz, foi marcada por uma forte chuva e proteção policial intensa na área. O novo presidente, de 58 anos e filho do ex-presidente Jaime Paz, foi recebido com aplausos por deputados e delegações internacionais, prometendo “Deus, família e pátria: Sim, juro!”. O juramento foi realizado pelo seu vice-presidente, Edmand Lara.

Desafios econômicos

Rodrigo Paz assume um país com sérias dificuldades financeiras, enfrentando escassez de dólares e combustíveis, e uma inflação que chegou a 25% em julho. Durante a campanha, prometeu cortar mais da metade dos subsídios aos combustíveis e implantar um programa de “capitalismo para todos”, focando na formalização da economia e redução de impostos.

Participação internacional

Mais de 50 delegações internacionais estiveram presentes na cerimônia, incluindo o vice-chanceler dos EUA, Christopher Landau, e presidentes de países como Chile, Argentina e Uruguai. A presença de líderes internacionais ressalta a importância do novo governo de Paz em um contexto político e econômico desafiador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *