O acordo entre o Mercosul e a União Europeia, com foco na economia do Paraná e no agronegócio, foi um dos temas centrais do Show Rural Coopavel 2026, que ocorre até sexta-feira em Cascavel. A mesa de discussão, intitulada “Acordo Mercosul – Perspectivas e Oportunidades”, foi promovida pela Itaipu Binacional e pelo Governo Federal, em parceria com a Coopavel e o Sistema Ocepar.
O encontro contou com a presença de autoridades, líderes do cooperativismo e especialistas em comércio exterior, que analisaram os impactos e oportunidades do tratado, que cria a maior zona de livre comércio do mundo. O pacto, que une os blocos econômicos sul-americano e europeu, abrange mais de 700 milhões de consumidores e uma economia conjunta estimada em US$ 22 trilhões, prevendo a redução ou eliminação de tarifas em mais de 90% do comércio bilateral.
O diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, ressaltou o potencial do acordo para o agronegócio regional, com ênfase na produção agrícola e na suinocultura, que são altamente demandadas na Europa. Ele destacou que investimentos em infraestrutura e apoio à agricultura familiar são fundamentais para atender às exigências do bloco europeu, ressaltando que o acordo é um sonho de mais de 20 anos.
Tatiana Prazeres, do Ministério do Desenvolvimento, destacou que o tratado expande o acesso do Brasil a um mercado de alto consumo, com mais de cinco mil produtos brasileiros com tarifas eliminadas. A expectativa para o Show Rural Coopavel é movimentar R$ 6 bilhões em negócios, com a participação de 600 expositores e a previsão de receber entre 360 mil e 400 mil visitantes até a próxima sexta-feira.

