Companhia visa plantar 1,2 milhão de mudas diariamente

Suzano trabalha em parceria com 30 viveiros para plantar 1,2 milhão de mudas de eucalipto diariamente, visando a sustentabilidade.
Neste Dia da Árvore, a Suzano anunciou que, para atender ao desafio de plantar 1,2 milhão de mudas de eucalipto por dia, trabalha em parceria com 30 viveiros, que fornecem mais de 300 milhões de mudas anuais. A companhia, maior produtora mundial de celulose, destaca a importância da conservação e do uso sustentável das áreas florestais, com 1,7 milhão de hectares destinados para fins industriais e 1,1 milhão de hectares de vegetação nativa preservada.
Importância da produção de mudas
As áreas de plantio de eucalipto são fundamentais para a produção de celulose, matéria-prima para itens como papéis sanitários e embalagens, que impactam a vida de mais de 2 bilhões de pessoas. O plantio ocorre em mosaico, intercalando áreas cultivadas com áreas de conservação, promovendo a biodiversidade e a remoção de carbono da atmosfera. A Suzano adota a Política de Desmatamento Zero, assegurando que a expansão das áreas de plantio ocorra apenas em regiões antropizadas, como pastagens degradadas.
Iniciativas sustentáveis
Maria Carolina Cunha Zonete, Diretora de Operações Florestais da Suzano, destaca que quatro viveiros da empresa têm capacidade de produzir, anualmente, 27 milhões e 30 milhões de mudas, respectivamente, em Três Lagoas e Ribas do Rio Pardo, no Mato Grosso do Sul. Essas operações empregam cerca de 200 pessoas e utilizam práticas sustentáveis, como o uso racional de água e insumos. Clara Gazzinelli de Almeida, Gerente Executiva de Sustentabilidade, enfatiza que as mudas plantadas desempenham um papel crucial na remoção de CO₂, contribuindo para os compromissos da empresa no enfrentamento da crise climática.
Resultados e metas
Em 2024, a Suzano registrou um saldo positivo de mais de 2 milhões de toneladas de carbono removidas da atmosfera, acumulando mais de 29 milhões de toneladas desde 2020. Esse resultado é fruto de plantios anteriores, aquisição de novas áreas e práticas de preservação. Com mais de 100 anos de história, a Suzano continua a liderar no setor de celulose e papel, empregando as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para atender à crescente demanda por produtos sustentáveis.