Tragédia na Ásia: Chuvas Torrenciais Causam Deslizamentos e Deixam Mais de 60 Mortos na Índia e Nepal

Fortes chuvas causaram deslizamentos de terra devastadores no norte da Índia e no Nepal, resultando na morte de pelo menos 63 pessoas, conforme informaram autoridades locais neste domingo. A temporada de monções no sul da Ásia frequentemente traz inundações e deslizamentos, mas especialistas alertam que as mudanças climáticas estão exacerbando a frequência e a intensidade desses eventos climáticos extremos.

A situação é particularmente grave no distrito indiano de Darjeeling, em Bengala Ocidental, onde “mais de 20 pessoas perderam a vida”, segundo Harsh Vardhan Shringla, membro da Câmara Alta da Índia. As chuvas torrenciais também causaram o colapso de pontes e a destruição de estradas, dificultando os esforços de resgate e a distribuição de ajuda humanitária. O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, expressou pesar pela “perda de vidas” e garantiu que o governo está monitorando a situação de perto.

No Nepal, a tempestade também causou grande destruição, com pelo menos 43 mortes confirmadas até o momento. “Estamos lidando com desastres causados pelas chuvas em várias regiões”, disse Shanti Mahat, porta-voz da autoridade nacional de gestão de riscos de desastres do país, à AFP. A situação é crítica, com equipes de resgate lutando para alcançar áreas remotas e prestar assistência às vítimas.

Algumas regiões do Nepal estão sofrendo com inundações desde a última sexta-feira, levando as autoridades a emitirem alertas de possíveis enchentes em diversos rios. A capital, Katmandu, também foi afetada, com rios transbordando e inundando assentamentos localizados ao longo de suas margens. A população local enfrenta dificuldades com o aumento do nível das águas e a destruição de suas casas.

Fonte: http://jovempan.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *