O tufão Bualoi deixou um rastro de destruição devastador nas Filipinas e no Vietnã, com o número de mortos ultrapassando 35 e dezenas de desaparecidos, conforme reportado pelas autoridades locais nesta segunda-feira. A tempestade, que forçou a evacuação de milhares de pessoas, causou estragos significativos em infraestruturas e residências, impactando drasticamente a vida de comunidades inteiras.
Após atingir as Filipinas na semana anterior, o tufão Bualoi atingiu o Vietnã no domingo, trazendo consigo ventos de até 130 km/h. A força da tempestade foi suficiente para arrancar telhados, derrubar postes de eletricidade e espalhar detritos pelas ruas, transformando a paisagem urbana em um cenário de caos e destruição.
No Vietnã, as autoridades confirmaram pelo menos 11 mortes e 20 desaparecidos em decorrência do tufão, que foi o décimo a atingir o país este ano. Nas Filipinas, o número de mortos subiu para 24, de acordo com a Defesa Civil, após a passagem do tufão que forçou 400 mil pessoas a deixarem suas casas temporariamente.
“O vento levou meu telhado, que depois caiu, quebrando tudo”, lamentou Trinh Thi Le, morador da província de Quang Tri, em entrevista ao jornal Tuoi Tre, ilustrando o impacto pessoal da tragédia. Autoridades locais relataram que milhares de casas e estabelecimentos comerciais foram danificados ou destruídos, e mais de 53 mil pessoas foram forçadas a abandonar suas casas.
Após causar um rastro de destruição no Vietnã, o tufão Bualoi perdeu força ao se dirigir para o Laos, deixando para trás comunidades em luto e um longo caminho de reconstrução. A extensão total dos danos ainda está sendo avaliada, mas já se sabe que a recuperação exigirá um esforço conjunto e coordenado.
Fonte: http://jovempan.com.br
