Parceria com Nvidia promete revolução nos transporte

Em 2027, a Uber começará a expansão de sua frota de 100 mil veículos autônomos com tecnologia da Nvidia, focando em reduzir custos e implementar robotáxis.
Em 2027, a Uber começará a expansão de sua frota de 100 mil veículos autônomos equipados com tecnologia da Nvidia, marcando um passo significativo rumo à implementação de robotáxis em grande escala e a custos reduzidos para os consumidores.
Colaboração com a Nvidia
O anúncio reforça a parceria entre as duas empresas, que começou em janeiro, envolvendo o compartilhamento de dados de direção da Uber para aperfeiçoar os modelos de inteligência artificial e os chips da Nvidia. No mesmo dia, a Nvidia apresentou sua nova plataforma Drive AGX Hyperion 10, que permitirá às montadoras integrar sensores e hardware compatíveis com software de direção autônoma de vários desenvolvedores.
Parcerias estratégicas
Entre os colaboradores do projeto, a Stellantis NV destacará na entrega de 5 mil robotáxis equipados com tecnologia da Nvidia para as operações da Uber nos EUA e em outros países. A Stellantis supervisionará toda a operação da frota, incluindo carregamento, manutenção e suporte ao cliente.
Redução de custos e acessibilidade
A Uber acredita que a expansão da frota poderá reduzir os custos operacionais dos robotáxis, tornando a tecnologia mais acessível. Atualmente, a empresa possui parcerias com mais de uma dezena de desenvolvedores autônomos, como Waymo, WeRide, Nuro e Pony.ai, embora ainda com frotas relativamente pequenas.
Fábrica de dados de robotáxis
Com o apoio da Nvidia, a Uber também planeja criar uma “fábrica de dados de robotáxis”, coletando milhões de horas de condução autônoma para treinar modelos de IA em larga escala. A empresa destaca que, juntos, esses recursos formarão um poderoso mecanismo de dados, encurtando o tempo necessário para a implementação autônoma lucrativa.




